A evolução das relações de mercado e o aumento do número de competidores vem exigindo das empresas uma orientação para serviços, cada vez mais qualificada e controlada em termos de processamento de operações ágeis e menos custosas, atendimento humanizado e entrega de soluções customizadas. Tal diretriz se faz vital para as empresas do setor de serviços que almejam se destacar nos negócios. Tais organizações procuram atender às demandas, desejos e necessidades de seus clientes, mas nem sempre os serviços ofertados correspondem à altura das Expectativas que são criadas pelo mercado consumidor.
O diferencial competitivo das empresas líderes é obtido através de uma metodologia constante de análise dos cenários externo, interno e também do mercado em si, em termos de concorrentes, fornecedores, canais e clientes. Como resultado desta análise, deve-se propor de maneira antecipada, um conjunto de ações assertivas e devidamente direcionadas, em termos de gestão de projetos, desenvolvimento e operações de novas soluções, que aliem produtividade e garantam rapidez e empatia ao atendimento do público-alvo.
Estratégias em Serviços são as formas como a prestação será entregue, se constituindo por Experiências Únicas, formulando propostas de valor para os clientes-alvo.
Neste sentido, através de relacionamento contínuo e pesquisas, deve-se realizar um diagnóstico sobre as alterações do comportamento de consumo, oferecendo um tratamento diferenciado, com um conjunto de soluções adaptadas e customizadas, que tragam o Valor Percebido.
Para que haja a formatação de soluções que entreguem Experiências Únicas e com Valor Percebido, faz-se necessário buscar intimidade e criar vínculos de respeito e confiança com os compradores.
Entender a jornada do cliente e a definição dos seus fluxos internos, processar serviços através de operações ágeis, sem gargalos e menos custosas, atender de maneira proativa, educada, com cortesia e empatia, além de controlar futuras interações através de registro e organização de dados, são maneiras que fomentam a competitividade de uma empresa preocupada com o incremento dos seus resultados.