O que é avaliação de desempenho?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Trata-se de uma ferramenta de gestão de pessoas utilizada na área de recursos humanos e por gestores com o objetivo de mensurar a performance dos colaboradores de uma empresa.

Além disso, quando realizado periodicamente, gera um feedback que auxilia no entendimento, por parte dos líderes, se o colaborador tem atendido as metas estipuladas pela organização e, com o auxílio de um software de análise de perfil comportamental, identifica as hard skills e soft skills, de cada membro da equipe.

Assim, gestores e líderes podem ser mais assertivos ao elaborar ações e estratégias de acordo com a necessidade de cada colaborador ou equipe, como cursos profissionalizantes, treinamentos, promoções, dentre outras.

Ainda, a avaliação de desempenho proporciona uma visão estratégica para a empresa, pois permite um alinhamento entre colaboradores e time. Isso ocorre pelo fato de que, ao conhecer o perfil de cada colaborador, fica mais fácil desenvolvê-los e colocá-los no cargo certo.

Logo, o negócio também crescerá por contar com profissionais de alta performance, motivados e engajados.

Quais são os benefícios da avaliação de desempenho?

Fazer com que seus colaboradores se conheçam, cresçam e evoluam é fundamental para que se sintam motivados, engajados e, como consequência, a empresa obtenha os melhores resultados.

Conheça agora mais alguns benefícios da avaliação de desempenho:

Retenção de talentos

Atualmente, as empresas que querem se manter atualizadas no mercado, compreendem que o colaborador não é somente uma simples mão de obra, mas o bem mais precioso da organização.  Isso porque, são esses colaboradores que farão com que o negócio cresça e alcance seu potencial máximo. Além disso, o novo profissional do mercado busca trabalhar em uma empresa que não somente busque seus resultados, mas que também o desenvolva como pessoa e profissional.

Portanto, é preciso “avaliar para evoluir”, assim, a avaliação de desempenho torna-se peça-chave para desenvolver talentos e também a organização.

Auxiliar na tomada de decisões

Por meio da avaliação de desempenho, gestores e líderes adquirem dados sólidos sobre cada membro do time. Desse modo, tais informações facilitam a tomada de decisões relacionadas à prevenção de problemas de comportamento e produtividade. Ainda, com esses dados em mãos, o líder consegue identificar como cada colaborador impacta nas ações e no desenvolvimento da equipe.

Assim, ele pode ser mais assertivo ao oferecer feedbacks, indicar cursos que de fato podem colaborar para o desenvolvimento de cada profissional e até mesmo auxiliar no desenvolvimento de um plano de desenvolvimento individual.

Melhorar a comunicação

A prática contínua da avaliação de desempenho estimula o diálogo entre líderes e liderados. Assim, é proporcionada uma comunicação transparente, na qual não só o gestor ajudará o colaborador a identificar seus pontos fortes e fracos, mas também no direcionamento de quais atitudes ele deverá tomar para melhorar cada vez mais como indivíduo e profissional.

Além disso, o colaborador não enxergará seu líder como uma pessoa que somente dá ordens, e sim como uma pessoa que ele pode confiar para inspirá-lo a se transformar e crescer a cada dia.

Portanto, não existe mais motivo para não aplicar a avaliação de desempenho na sua empresa agora mesmo! O segredo para desenvolver os talentos do seu time está no mapeamento e desenvolvimento do perfil comportamental de cada um.

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email