Embora seja um nome diferente, a prática é bem comum no mundo corporativo. De origem inglesa, o termo benchmarking trata-se de uma analise comparativa, que tem como objetivo comparar processos e resultados de outra empresas que façam parte do mesmo setor que a sua.
Vantagens do benchmarking
O benchmarking traz uma série de vantagens para as empresas que o praticam, como o estímulo da inovação; diminui chances de erros, pois outras empresas já puderam testar estratégias ou ideias e partir disso é possível saber o que deu certo ou não; incentiva cultura de aperfeiçoamento, economiza tempo e investimentos; coloca a empresa com as melhores práticas do mercado, entre outros benefícios.
Tudo isso é possível porque a partir do momento que se busca referências no mercado, a empresa consegue aprender com os erros e acertos.
Quais os tipos de benchmarking?
Existem vários tipos de benchmarking e podem ser feitos de acordo com a finalidade da empresa. Veja alguns tipos a seguir:
Benchmarking funcional
Esse processo opera internamente na empresa. Neste caso o ponto de referencia é o resultado de melhor processo em comparação a outros dentro da empresa.
Benchmarking competitivo
Esse é para avaliar a empresa como um todo no mercado, comparando com outras no mercado para saber quais são as práticas delas, desde os processos internos a satisfação do cliente final.
Benchmarking genérico
É uma análise de empresas que não são concorrentes, mas atuam no mesmo setor, para entender os processos e saber o que pode ser aplicado ou não.
Benchmarking de cooperação
O benchmarking de cooperação é quando uma empresa faz parceria com outra e a partir disso podem trocar experiências em setores diferentes, para que ambas saiam ganhando.
Benchmarking interno
Esse trata-se de uma análise interna para saber das práticas realizadas na própria empresa, que podem ser adotadas por outras equipes, departamentos ou filiais.
Todas essas comparações podem ser eficazes dependendo da finalidade da empresa, independente do motivo, é necessário buscar sempre a melhor referência no mercado para poder se aperfeiçoar, aprender com os erros dos outros e usar as melhores estratégias já aplicadas no mercado.