O que é Business Intelligence e como ele funciona?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Business Intelligence é um conjunto de técnicas que colhem informações específicas sobre diferentes análises de um negócio e o transformam em um material preciso. Com esses dados em mãos, as tomadas de decisão podem ser mais assertivas e render resultados positivos para a empresa.

Para esse fim, o Business Intelligence deve seguir um trajeto bem definido:

  • Processo de coleta de dados;
  • Organização de informações;
  • Análises precisas;
  • Tomada de decisões;
  • Monitoramento dos resultados.

Todos esses processos fazem parte da inteligência de negócios, o que quer dizer que se uma empresa de qualquer porte ou segmento decidir implementar o Business Intelligence na sua estrutura organizacional, deverá passar por todas as etapas mencionadas.

Os dados que são coletados para o BI trazem informações precisas sobre as características do negócio, tanto em termos de custos quanto de produtividade, de aproveitamento de oportunidades e até as questões envolvendo a identidade da marca e sua reputação no mercado.

Depois dessa coleta, existe uma organização geral, dividindo as informações de acordo com  sua importância e relevância. Normalmente, esse processo é feito dentro de um banco de dados, que permite uma estruturação mais visual do conteúdo.

O próximo passo é a realização de uma análise criteriosa dos dados, que vai permitir aos gestores da empresa um entendimento panorâmico sobre o cenário do mercado e os meios para adotar as melhores estratégias de negócio.

A empresa, organizada de acordo com  o Business Intelligence, direciona com mais precisão os caminhos a serem tomados,  alinha os instrumentos de administração e toma decisões baseadas em dados mais concretos.

Nesse sentido, qualquer ação estratégica da empresa terá um respaldo, sem que seja preciso contar com a sorte para atingir resultados. Na sequência, é possível monitorar e mensurar os efeitos de cada decisão tomada pelos gestores, de modo a perceber os níveis de assertividade ou corrigir pequenos pontos, caso necessário. Por isso, o Business Intelligence é um método importante dentro dos negócios que buscam crescer, fortalecendo a marca e atingindo gradualmente pontos cada vez mais positivos e melhores resultados financeiros.

O Business Intelligence e o gerenciamento de informações

Existem muitas ferramentas no mercado que ajudam as empresas a organizar suas informações. Contar com um software de gestão de documentos, por exemplo, pode ser o meio mais eficiente de organizá-los acessá-los sempre que necessário.

Dados organizados, porém, não são apenas depósitos de informação, devem ser processados e constantemente atualizados através dos passos Business Intelligence , usados como instrumentos ativos no dia a dia da empresa e não meros registros contábeis ou administrativos.

O Business Intelligence otimiza processos

Sabendo com o BI pode ser aplicado internamente na sua empresa, um dos benefícios que se torna visível nesse processo é o da otimização de tempo e de processos. Isso, porque o trabalho do Business Intelligence é promover um acompanhamento profundo da instituição, fazendo com a administração seja eficaz e recompensadora. 

Nesse caso, ficará mais fácil o conhecimento do negócio, da análise das necessidades e dos processos que precisam ser implementados, além de saber como fazer isso de modo simples e eficaz. Por isso, o Business Intelligence pode fazer com que você consiga administrar muito mais coisas, em menos tempo e de forma mais eficiente.

O Business Intelligence previne riscos

Levando em consideração a visão integral que você atinge por meio do BI no seu negócio, outro benefício que salta aos olhos é o de prevenção de riscos. Se você consegue visualizar de modo mais profundo como conduzir adequadamente a sua empresa, você certamente consegue prever os riscos que podem surgir em sua gestão. Não é possível evitar todos os imprevistos dentro de um negócio, mas é indicado que se minimize os transtornos que ocorrem em certos momentos da rotina empresarial.

Graças do Business Intelligence, isso é muito mais controlável e reversível, diminuindo os erros e as consequências de seus impactos.

O Business Intelligence e o destaque no mercado

Ao aplicar o BI no seu negócio, você pode entender melhor o seu mercado de atuação e agir de acordo com o momento em que o segmento se encontra. Além disso, conhecer os seus concorrentes e os diferenciais que ele oferece pode ser a chance de criar as estratégias mais assertivas para que a sua empresa se destaque.

Com o Business Intelligence, você permite que o seu negócio atue de maneira mais direta e centrada, desenvolvendo seus processos de modo positivo e melhorando sua atuação. Entender mais sobre a estrutura e os benefícios do Business Intelligence é fundamental para que você possa aplicá-lo em seu negócio, garantindo mais assertividade em termos de gestão e uma melhora expressiva dos seus resultados.

Celso Campello Neto

Professor universitário e CEO da
Benefício Certo

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email