O que é fit cultural e por que é tão importante?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Hoje em dia, nas empresas, os recrutadores não avaliam apenas as habilidades dos candidatos, mas também analisam o fit cultural do possível contratado. 

Mas, o que é, afinal, o fit cultural? Esse termo pode ser definido como os valores, objetivos e ideias que coincidem entre as empresas e funcionários. E ter essa perspectiva é importante para evitar contratações equivocadas que resultam em desalinhamento entre a companhia e o colaborador.  

Como fazer a análise do fit cultural do candidato? 

Ter incompatibilidade de fit cultural entre o empregador e empregado não é algo vantajoso para ninguém, pois isso promove desentendimentos e desconfortos entre todos os envolvidos. 

Por exemplo, se a empresa segue uma linha mais tradicional, com horário rígidos e uso de dress code, não faz sentido contratar alguém que tenha um perfil mais parecido com o de startups que, geralmente, são mais flexíveis com relação aos horários, vestimentas, etc. 

Para que o colaborador possa fazer parte da empresa, é necessário que ele de se identifique com os valores que ela compartilha, pois o funcionário sempre será uma extensão da companhia, desse modo, ele representa a marca pela qual ele trabalha. 

Como é a cultura da empresa? 

Para entender qual é o fit cultural do candidato, o time de RH precisa conhecer bem os valores, visão e as politicas que guiam o dia a dia da empresa, até mesmo para não passar uma imagem contrária ao candidato no processo seletivo.

São esses três pilares que irão definir a cultura organizacional e eles já devem estar em evidência desde o primeiro contato com os candidatos, ou seja, não deve ser algo vivido apenas dentro das estruturas físicas da empresa. 

Hoje em dia, é muito comum que as companhias usem e abusem das redes sociais para conseguir disseminar cada vez mais o modo como elas se posicionam no mercado, pois, é importante que os stakeholders, que são o público que possuem interesse na corporação –  sejam eles, clientes, colaboradores, parceiros, etc – já conheçam a reputação da empresa e tenham uma boa impressão sobre ela. 

Candidato também deve entender sobre o fit cultural  

Não é apenas o recrutador que deve ter conhecimento sobre o tema, o profissional também precisa entender qual o tipo de empresa que ele deseja fazer parte. 

Seguindo o mesmo exemplo dado anteriormente, não faz sentido se candidatar a uma vaga em uma empresa mais conservadora e rígida, sendo que o profissional possui um perfil mais descontraído, ele não se sentirá satisfeito e a probabilidade de procurar por outras oportunidades é maior. 

Vantagens de avaliar o fit cultural 

Ter um time de colaboradores que estão alinhados com a empresa gera muitas vantagens para todos. Veja alguns desses benefícios: 

Mais produtividade 

Um profissional que tem o fit cultural que bate com o da empresa se sente mais à vontade em fazer parte da equipe e veste a camisa. Deste modo, ele sempre irá buscar trazer os melhores resultados, pois sempre estará motivado para ir além. 

Em um aspecto mais abrangente, ter toda uma equipe que se sente orgulhosa de fazer parte da empresa garante um melhor o desempenho de todos. 

Mais engajamento entre os colaboradores 

Se o fit cultural entre colaborador e empresa combinam, certamente o clima entre os colegas de trabalho também será bom, uma vez que, todos compartilham dos mesmos propósitos. 

Assertividade na contratação 

O processo de recrutamento e seleção leva tempo e expertise e contratar um profissional com o perfil fora do que empresa precisa traz prejuízos e gastos. 

Por isso é tão importante avaliar o fit cultural, pois quanto mais aderente aos valores da empresa o candidato for, maiores as chances de contratar alguém que se comprometa com a organização.  

O fit cultural é muito importante para todas empresas, levá-lo em consideração significa buscar sempre agilizar os processos de recrutamento e seleção para que seja cada vez mais eficaz e assertivo.  

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre gestão de pessoas, entre outros assuntos pertinentes ao RH. 

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on skype
Share on twitter
Share on email