O que é o Feedback contínuo?

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A prática do feedback contínuo é considerada como uma das principais ferramentas para o gerenciamento de equipes, e pode ser resumida como o processo de transmitir às pessoas retornos sobre seu desempenho, alinhado às expectativas do cargo ocupado. Além disso, é um importante fator para estimular o colaborador no seu desenvolvimento profissional.

Com feedback contínuo, os retornos são mais rápidos, sendo o ideal um feedback a cada duas semanas. Ao se concentrar em eventos da última quinzena, o profissional tem uma visão mais próxima dos acontecimentos, e é um momento ideal para monitorar regularmente o progresso em objetivos menores e incrementá-los.

A ideia é ter uma visão mais próxima dos acontecimentos, conseguindo, assim, solucionar os problemas à medida que eles aparecem, fazendo com que a gestão fique mais dinâmica e efetiva. O foco do feedback é ser uma conversa sincera, e não um monólogo, sobre o que foi bom e o que pode ser melhorado. Os colaboradores são incentivados a compartilhar suas aspirações com seus gestores e cobrar um direcionamento do gestor para atingir seus objetivos, caso este não lhe esteja sendo oferecido.

Para garantir a eficácia é importante levar em consideração os diferentes tipos de feedbacks. Entre eles podemos destacar quatro:

Logo, é fundamental que o gestor se prepare para trabalhar esse retorno de forma que ele passe confiança ao colaborador, bem como se adeque à situação para que de fato a assimilação seja positiva para ambas as partes.

Qual é a importância desse processo para a empresa?

O feedback tem uma importância significativa para o negócio, pois ele atua diretamente no desenvolvimento individual e no aprendizado da equipe. A organização não só diminui as incertezas diante dos processos a serem desenvolvidos, mas também faz com que os colaboradores consigam conduzir o seu trabalho de maneira mais proativa e produtiva.

Ou seja, esse retorno contribui diretamente para a criação de equipes de alta performance. Consequentemente, isso puxa outros benefícios, como um alinhamento entre os colaboradores de todos os setores, maior produtividade, qualidade na produção, maior faturamento, maior capacidade de inovação, entre outros.

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