O que fazer quando a equipe não atinge as metas?

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Trabalhar com metas de vendas pode promover o desenvolvimento e crescimento da empresa, além de auxiliar na liderança da equipe. Ao definir suas metas, deixe claro qual caminho sua empresa pretende seguir e o que você espera de seus colaboradores. O problema é quando mesmo sua equipe dando tudo de si, ainda assim não consegue atingir a meta estabelecida. É esse sempre um momento muito delicado.

Para contornar esses problemas, seguem aqui algumas dicas e sugestões que podem ajudar você a se livrar dos principais erros cometidos pelos empresários quando ensejam atingir suas metas.

Substituir membros da equipe é a solução?

Quando a meta não é alcançada, alguns empreendedores substituem precipitadamente os profissionais da equipe. Isso geralmente não resolve, pois muitas vezes o problema permanece. Contudo, mesmo quando é realmente necessário trocar um funcionário, a culpa por não terem atingido a meta não deve recair apenas sobre ele. Sua equipe deve aprender a trabalhar com adversidades, identificar os problemas e superá-los, deve trabalhar de forma integrada, mas com autonomia individual. Sua equipe precisa ser a maior aliada da empresa, por isso deve participar ativamente na busca de soluções para os problemas, não apenas sendo responsável por eles.

Reveja as metas com sua equipe

Antes de começar a procurar soluções para atingir seus objetivos na próxima fase, é necessário que você identifique os motivos que levaram a um resultado aquém das metas estabelecidas neste momento. É importante que toda a sua equipe participe desse processo.

Uma boa maneira de fazer isso é listar todas as metas não alcançadas e a diferença entre expectativas e realizações. Cada funcionário deve relatar as causas que acredita terem levado ao não cumprimento da meta, que serão colocadas em outro quadro. Se forem muitas as causas apontadas, você pode fazer uma votação, aplicando notas para cada causa e, assim, encontrar as mais relevantes. Por fim, você deve buscar o motivo que levou a cada uma das causas e encontrar as soluções especificas de cada uma.

Lembre-se de que você não deve apontar o culpado ou expor ninguém. Agora é a hora de analisar os fatos e encontrar a melhor estratégia para sua empresa. A exposição pessoal e o constrangimento do funcionário, além de não solucionarem os problemas, podem levar a pedidos de indenizações.

Implemente as soluções encontradas para o próximo período

Todas as soluções encontradas devem ser planejadas e inseridas no plano de metas para a próxima fase. Como sua equipe participou do processo de revisão das metas, também deve ser responsabilizada por seu monitoramento. Se você não vendeu o produto conforme o esperado até o final do mês, isso pode indicar uma falha, que pode ser resolvida e compensada no próximo mês com a ajuda de sua equipe, para que a meta possa ser atingida.

Trabalhar o desenvolvimento dos funcionários que atingem as metas é tão importante quanto analisar os problemas daqueles que não as atingiram, afinal foram aqueles que proporcionaram o que sua empresa esperava.

Ao capacitar e motivar um funcionário que não atingiu uma meta e verificar que suas vendas aumentaram em 20%, passando a atingi-las no próximo período, sua estratégia terá apresentado sucesso. Mas se, igualmente, um funcionário que já havia atingido a meta aumentar suas vendas na mesma proporção, irá superar em muito suas expectativas, aumentando os lucros de sua empresa.

Sua equipe deve ser tratada com igualdade, ter as mesmas possibilidades de desenvolvimento pessoal, e saber reconhecer as diferenças e potencialidades. Assim sendo, buscarão o crescimento em conjunto com sua empresa.

Agora que você está preparado para lidar com sua equipe, mesmo que ela não atinja as metas, é hora de planejar o próximo período e conquistar boas vendas. Como você faz para sua equipe alcançar as metas traçadas?

Celso Campello Neto

Professor universitário e CEO da
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