O conceito metodologia ágil tem estado cada vez mais em alta no mercado de trabalho, tanto que diversas empresas têm optado por contratar profissionais que possuem experiência com esse termo.
Mas afinal de contas, o que é metodologia ágil? O conceito surgiu na Indústria da Informação com o objetivo de resolver problemas que afligem várias empresas: gerenciamentos de problemas desalinhados que resultam em produção longas e sem definição de entrega, além de uma comunicação com ruído e falta de alinhamento entre profissionais e clientes.
De grosso modo, todo projeto que é iniciado em uma empresa precisa atingir um objetivo, independente do tempo que ele levar para ser concluído, sendo assim, as metodologias ágeis existem para que a execução desses projetos sejam mais eficientes e simplificadas.
Tipos de metodologias ágeis
As empresas podem usar metodologias ágeis diferentes, pois existem diversos tipos que são colocadas em prática. Entre elas, citamos:
Scrum
Criada pelos desenvolvedores Ken Schwaber e Jeff Sutherland, a metodologia Scrum consiste em realizar pequenos ciclos de trabalho dentro de um projeto. É o método mais usado no mercado, pois permite potencializar o trabalho colaborativo, focando exclusivamente na qualidade e deadlines.
Os benefícios desse método são:
- Entregas rápidas
- Times autogerenciáveis
- Colaboração
- Adaptabilidade
- Melhoria contínua
Kanban
Essa metodologia é conhecida por ser bastante visual, pois ela propõe o uso de cartões que sinalizam a acompanham o andamento da produção do projeto. O objetivo desse método é identificar os possíveis obstáculos para que sejam evitados, tornando o trabalho mais fluído.
Os benefícios do método Kanban são:
- Mais dinamismo entre os profissionais
- Visualização de problemas com mais facilidade
- Otimização de tempo
- Mais colaboração entre as equipes
Lean
Esse método busca uma redução de recursos e tempo, mas sem deixar de lado a qualidade. É possível colocá-lo em prática por meio de técnicas inovadoras, monitoramento da concorrência e tendências mercadológicas.
Suas vantagens são:
- Otimização e organização de recursos
- Aumento de produtividade
- Serviço de qualidade
- Aumento de lucros
eXtreme Programming (XP)
Esse método tem como valores a agilidade, economia e qualidade, e é muito empregado para o desenvolvimento de softwares, no entanto, suas práticas também podem ser aplicadas em diversas outras situações
As vantagens são:
- Economia de tempo
- Entrega de qualidade
- Satisfação do cliente com produto final
- Comunicação
- Feedback em cada etapa de produção
Sua empresa utiliza algum método ágil para realizar as tarefas diárias? A prática tem se tornado cada vez mais comum no mercado de trabalho pela melhoria de performance, qual tal buscar entender qual melhor se encaixa e aplicá-la na organização?
Continue acompanhando o blog da Benefício Certo para ler mais sobre tendências de mercado.