Onboarding Digital: Entenda o que é, seus processos e estratégias

Só quem trabalha no processo de seleção de novos talentos sabe como é difícil encontrar os profissionais ideais e integrá-los à cultura organizacional da empresa. A boa notícia é que existem várias maneiras de acelerar esses processos para reduzir o tempo de adaptação aos novos membros, uma delas é o onboarding. No entanto, com a pandemia do Covid-19, muitas pessoas precisaram adotar estratégias virtuais para receber novos funcionários para se adaptar à nova situação. Dessa forma, o onboarding digital é mais que uma realidade.

 

O que é e como funciona o onboarding digital?

Em inglês, a palavra “onboarding” significa “embarcar”. Ou seja, faz parte do processo de recrutamento de seleção e contratação de novos colaboradores, uma série de procedimentos e estratégias que visam à adaptação e formação de novas pessoas à cultura da empresa.

Ainda na fase de seleção, além de determinar as competências dos candidatos, devem ser determinados os princípios dos profissionais, que devem estar em de acordo e alinhado com os princípios da empresa e dos gestores. Portanto, o processo de onboarding, mesmo o digital, é fundamental para causar uma boa primeira impressão na empresa e estabelecer o contato com os novos colaboradores.

 

Quais são as suas principais vantagens?

Independentemente do nível de conhecimento e experiência dos colaboradores, enfrentar um novo ambiente de trabalho pode incomodar pessoas desconhecidas. No entanto, quando a organização se adapta ao processo, o fluxo de trabalho flui com mais rapidez e eficiência. A integração também ajuda a melhorar a satisfação dos funcionários e a qualidade do trabalho, que é uma das etapas mais importantes da estratégia de experiência do funcionário. O sentimento de pertencer à equipe e de saber que pode contar com a equipe, incentiva o bom desenvolvimento do trabalho para a obtenção dos melhores resultados. Além desses, outros benefícios podem ser enfatizados:

Quais os processos necessários e estratégias recomendadas para adotá-lo?

O processo de onboarding digital começa bem cedo, logo no primeiro dia de trabalho do novo funcionário. A integração bem-sucedida começa com o processo de seleção e contratação. Ao contrário dos processos face a face, a natureza dinâmica da integração virtual requer atenção especial. A comunicação eficiente, a pontualidade do gestor e a disponibilidade para responder a quaisquer perguntas são fatores essenciais O processo de integração digital depende de algumas outras estratégias bem executadas. Como:

Explique tudo antes da entrevista e forneça o máximo de informações possível sobre o ambiente e a cultura de trabalho da empresa. Faça todos os preparativos no primeiro dia, evite jogar muitas informações para o funcionário e prepare o manual para que ele se sinta confortável e familiarizado. Apresente o trabalho diário da empresa e determine indicadores. Forneça tudo o que ele precisa para trabalhar, desde equipamentos até ferramentas técnicas, principalmente no home office. Forneça guias de software necessários para as atividades. Organize apresentações da equipe com os recém-chegados e estabeleça canais abertos de comunicação e feedback. Faça com que os funcionários atendam às expectativas da empresa e ministre treinamentos por meio de plataformas digitais. Acompanhe profissionais por um período de tempo, e mantenha um bom diálogo constantemente.

Considerando o trabalho remoto, os profissionais precisam se sentir melhor orientados, com um entendimento claro do que deve ser feito, quando e como. Porém, com essas habilidades, é possível realizar a entrada digital da melhor forma e trazer bons resultados para a organização.

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