Onboarding Digital: Entenda o que é, seus processos e estratégias

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Só quem trabalha no processo de seleção de novos talentos sabe como é difícil encontrar os profissionais ideais e integrá-los à cultura organizacional da empresa. A boa notícia é que existem várias maneiras de acelerar esses processos para reduzir o tempo de adaptação aos novos membros, uma delas é o onboarding. No entanto, com a pandemia do Covid-19, muitas pessoas precisaram adotar estratégias virtuais para receber novos funcionários para se adaptar à nova situação. Dessa forma, o onboarding digital é mais que uma realidade.

 

O que é e como funciona o onboarding digital?

Em inglês, a palavra “onboarding” significa “embarcar”. Ou seja, faz parte do processo de recrutamento de seleção e contratação de novos colaboradores, uma série de procedimentos e estratégias que visam à adaptação e formação de novas pessoas à cultura da empresa.

Ainda na fase de seleção, além de determinar as competências dos candidatos, devem ser determinados os princípios dos profissionais, que devem estar em de acordo e alinhado com os princípios da empresa e dos gestores. Portanto, o processo de onboarding, mesmo o digital, é fundamental para causar uma boa primeira impressão na empresa e estabelecer o contato com os novos colaboradores.

 

Quais são as suas principais vantagens?

Independentemente do nível de conhecimento e experiência dos colaboradores, enfrentar um novo ambiente de trabalho pode incomodar pessoas desconhecidas. No entanto, quando a organização se adapta ao processo, o fluxo de trabalho flui com mais rapidez e eficiência. A integração também ajuda a melhorar a satisfação dos funcionários e a qualidade do trabalho, que é uma das etapas mais importantes da estratégia de experiência do funcionário. O sentimento de pertencer à equipe e de saber que pode contar com a equipe, incentiva o bom desenvolvimento do trabalho para a obtenção dos melhores resultados. Além desses, outros benefícios podem ser enfatizados:

Quais os processos necessários e estratégias recomendadas para adotá-lo?

O processo de onboarding digital começa bem cedo, logo no primeiro dia de trabalho do novo funcionário. A integração bem-sucedida começa com o processo de seleção e contratação. Ao contrário dos processos face a face, a natureza dinâmica da integração virtual requer atenção especial. A comunicação eficiente, a pontualidade do gestor e a disponibilidade para responder a quaisquer perguntas são fatores essenciais O processo de integração digital depende de algumas outras estratégias bem executadas. Como:

Explique tudo antes da entrevista e forneça o máximo de informações possível sobre o ambiente e a cultura de trabalho da empresa. Faça todos os preparativos no primeiro dia, evite jogar muitas informações para o funcionário e prepare o manual para que ele se sinta confortável e familiarizado. Apresente o trabalho diário da empresa e determine indicadores. Forneça tudo o que ele precisa para trabalhar, desde equipamentos até ferramentas técnicas, principalmente no home office. Forneça guias de software necessários para as atividades. Organize apresentações da equipe com os recém-chegados e estabeleça canais abertos de comunicação e feedback. Faça com que os funcionários atendam às expectativas da empresa e ministre treinamentos por meio de plataformas digitais. Acompanhe profissionais por um período de tempo, e mantenha um bom diálogo constantemente.

Considerando o trabalho remoto, os profissionais precisam se sentir melhor orientados, com um entendimento claro do que deve ser feito, quando e como. Porém, com essas habilidades, é possível realizar a entrada digital da melhor forma e trazer bons resultados para a organização.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho, RH, e muito mais!

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email