Outubro Rosa: por que sua empresa deve fazer parte da campanha?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

A campanha que acontece anualmente tem como objetivo conscientizar as mulheres acerca do câncer de mama.

Outubro, o mês escolhido para conscientização sobre a doença, é dedicado inteiramente para atividades que visam à prevenção e diagnóstico precoce, desse modo, muitas empresas adotam ações para engajar e sensibilizar as pessoas a respeito desse tema, especialmente as mulheres.

Dados sobre o câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres no Brasil. Em 2019, foram estimados 59.700 novos diagnósticos, esse número representa uma incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

A estimativa do triênio 2020-2022 supõe o número de 66.280 novos casos para cada ano do período.  Por isso é muito importante às campanhas que acontecem anualmente, pois, o câncer de mama é uma doença silenciosa que não causa dores iniciais, sendo assim, a observação é algo fundamental para todas as mulheres.

Como fazer campanhas relacionadas ao Outubro Rosa?

Quando a empresa entende que ela também tem papel fundamental no bem-estar dos colaboradores, as campanhas relacionadas a saúde, como as de Outubro Rosa, se tornam cada vez mais frequentes na corporação.

Entre as ações que geram engajamento e são importantes para a causa, estão:

Promover palestras

Uma das ferramentas mais importantes nas campanhas relacionadas ao Outubro Rosa é a informação. Desse modo, é importante promover palestras para que os colaboradores possam conhecer mais sobre o tema.  Autocuidado, prevenção, diagnóstico precoce e histórias de superação são assuntos que devem ser levados adiante.

Além disso, distribua cartilhas, incentive a leituras de livros sobre o tema e estimule os colaboradores a compartilharem a informações e aprendizados que obtiveram para fora da empresa, para que mais gente, como os familiares e amigos desses profissionais também sejam sensibilizados e conscientizados a respeito desse tema.

Ajudar ONGs

Outra maneira de levar esse assunto para fora das limitações da empresa é contribuir com ONGs que lidam diretamente com pacientes vítimas de câncer de mama. Existem várias organizações não governamentais que trabalham com doações de mechas de cabelo para produção de perucas. Também é possível fazer doações de lenços ou dinheiro para determinadas ONGs.

No caso de doação dinheiro, a empresa pode promover gincanas, bingos, entre outras atividades que podem gerar um valor a ser arrecadado que tenha como destino final essas organizações.

Participação em atividades externas

No mês de outubro também são realizados corridas em prol da campanha. Além de ser uma maneira de ajudar financeiramente com a causa, é também um jeito de promover atividades físicas entre os colaboradores. A prática de exercícios é fundamental para a prevenção de doenças. 

Contribua com o bem-estar dos colaboradores ao longo do ano

Mais do que participar de atividades focadas no Outubro Rosa, é necessário promover a saúde e bem-estar dos colaboradores ao longo do ano. A empresa pode, por exemplo, promover pequenas caminhadas para a preparação dos profissionais para a corrida que acontece durante a campanha contra o câncer de mama.

Além de trabalhar o preparo físico também incentiva a prática de esportes. Outras atividades relacionadas a saúde são muito importantes, não apenas focadas nesse tema.

O incentivo a atividade física vai além das práticas propostas aos funcionários dentro da empresa, portanto, benefícios relacionados a academia, são excelentes ferramentas também. 

Além disso, é preciso oferecer estrutura para que o colaborador tenha qualidade de vida, como convênio médico, o acesso a tratamentos, consultas e exames. Esse tipo de assistência também pode se estender aos cônjuges e filhos dos profissionais.

Agora nos diga, quais são as atividades que a sua empresa propõe aos colaboradores durante o Outubro Rosa e como ações relacionadas ao bem-estar são colocadas em prática ao longo do ano?

Gostou do nosso texto? Continue acompanhando o blog da Benefício Certo e leia mais sobre dicas de RH!

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email