Por que e como incentivar os colaboradores a fazerem parte de causas sociais?

Empresas que se preocupam com causa sociais sempre se destacam no mercado, pois a responsabilidade social pode trazer uma série de benefícios não apenas para quem se destina as boas ações, mas também para a própria organização. 

Mas a questão é: por que apoiar alguma causa?

Não é apenas por um ato solidário, embora isso por si só já seja um grande feito. Mas fazer parte e ajudar a promover projetos sociais fortalece a marca, atrai talentos para empresa e conquista novos consumidores. 

Hoje em dia, tanto os colaboradores quanto os clientes, não querem apenas trabalhar ou consumir, eles também anseiam e buscam parte de algo que seja maior que eles, que proporcione boas experiências e que agregue valor pessoal. 

Como incentivar os colaboradores a vestirem essa camisa?  

Primeiro é importante que a empresa entenda quais causas ela pode apoiar e até mesmo quais fazem sentido com a sua cultural organizacional. 

Promover mutirões de doação de sangue? Atividades que reduzam o impacto ambiental? Ações com foco em crianças e adolescentes? Promoção de atividades culturais? São inúmeras possibilidades de projetos e ações que a empresa pode participar, basta identificar qual ou quais fazem mais sentido pra realidade organizacional. 

Apresente os projetos aos colaboradores 

Muitas pessoas têm vontade de fazer parte de trabalhos voluntários, mas não sabem como ou o que poderiam fazer. 

Por isso é importante mostrar os projetos aos profissionais de maneira que possam entender como a participação de cada um é importante, evidenciando os impactos positivos. 

Promova ações 

Alguns eventos ou pequenas ações já fazem toda a diferença. A empresa pode organizar, por exemplo, campanhas de doação de sangue, levando uma equipe médica para realizar a ação, ou, levando a equipe em um dia especifico até os hospitais que fazem a coleta. 

É claro que é necessário que tudo seja organizado pelo RH. Outra ideia é promover doações de agasalho, disponibilizando uma caixa, na qual, os colaboradores podem doar agasalhos que não usam, mas que podem ser úteis para outras pessoas. 

Essas são apenas duas dicas de ações diferentes que a empresa pode fazer. 

Em caso de doações em dinheiro, a empresa deve ser transparente 

Algumas empresas ajudar com contribuições monetárias algumas ongs, institutos, etc. Desse modo, é importante fazer uma “prestação de contas”. Ou seja, mostre o quanto foi doado, para quem foi e o que será feito com esses recursos. 

Outra ideia bacana é incentivar os colaboradores a fazerem trabalho voluntário com essas mesmas ongs, quem sabe, até mesmo, promover alguma atividade dentro da empresa. 

E, então, que tal escolher uma causa social para abraçar e trabalhar ao lado do RH para implementar ações que viabilizem a participação da empresa em projetos que podem impactar a vida de muitas pessoas? 

Continue acompanhando os artigos do nosso blog e leia sobre assuntos voltados a recursos humanos.

Compartilhe este artigo nas redes sociais

Leia também