Por que oferecer um plano de carreira para os funcionários?

O mercado de trabalho é muito competitivo e quando uma empresa abre uma vaga de emprego, são dezenas de candidatos concorrendo a uma única oportunidade. 

Mas por um outro lado, as corporações também ficam de olho nos profissionais que já estão atuando no mercado. É e comum que elas façam propostas para contratá-los, mesmo que já estejam empregados. 

E nenhuma empresa quer perder um bom profissional, certo? Desta forma, é importante mostrar para ele que existem boas perspectivas para o futuro. 

Não é apenas aumento de salário ou uma boa oferta de benefícios que faz o profissional ficar em uma organização, é também a possibilidade de ser promovido, e consequentemente, ter seu trabalho reconhecido. 

Uma maneira de fazer isso é oferecendo um bom plano de carreira para ele. 

Então, listamos quatro motivos importantes para que a sua empresa comece a implantar um plano de carreira para os colaboradores. Veja a seguir! 

  • Retém bons funcionários e diminui rotatividade 

Como falamos acima, é importante mostrar ao colaborador que ele possui um futuro dentro da empresa. Que ele não é apenas mais um cargo, mas é muito importante na equipe e seu trabalho contribui com o crescimento da empresa. 

Desta forma, nada mais justo que ele possa crescer também. 

Bons profissionais possuem o próprio plano de carreira, eles sabem onde querem chegar e quais caminhos podem trilhar, então por que não dar essa possibilidade a ele?

É um jeito também de diminuir a rotatividade, uma vez que, se o funcionário está satisfeito dentro da empresa, não há motivos para ele sair. 

  • Possibilidade de desenvolver projetos 

Dá essa oportunidade ao trabalhador faz com que ele se sinta mais motivado a ter novas ideias para melhorar os processos e o dia a dia da empresa. Especialmente, porque ele se sente parte do negócio. E quanto mais parte ele fizer, mais ele irá trabalhar em prol de melhorias e resultados. Logicamente, isso nos leva a outro ponto importante, que é o aumento de produtividade. 

  • Maior segurança de empregabilidade 

Quando a empresa perde colaboradores por não oferecer perspectivas, os outros, de certo modo, também podem ser influenciados a fazerem o mesmo. E pedem desligamento assim que surgir uma oportunidade melhor e isso pode começar a gerar um desconforto entre as pessoas, afinal, os profissionais querem estar em um lugar onde possam se sentir confortáveis e seguras, proporcionando o que elas querem e precisam. 

  • Atrair novos talentos 

Os profissionais sempre têm em mente quais empresas eles gostariam de fazer parte. 

Os pontos que costumam levar em consideração são: os valores da organização, para saber se é compatível com os deles; remuneração; benefícios e condições favoráveis para desenvolvimento de carreira. 

Quando uma empresa oferece tudo isso, ela sempre fica na mira dos profissionais e isso é ótimo, porque é possível perceber o quanto a companhia é valorizada pelos outros. 

Uma dica importante: para desenvolver um plano de carreira dentro da empresa é necessário estruturar um plano de remuneração e cargos que sejam consistentes, além de incentivar o desenvolvimento dos colaboradores. 

São inúmeros benefícios que a empresa proporciona e também recebe ao adotar políticas de promoção. O desenvolvimento da carreira faz parte da vida de qualquer profissional, por isso é tão importante que as organizações pensem nisso para não perder talentos! 

Gostou do nosso conteúdo? Então, continue acompanhando o blog da Benefício Certo

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *