Quais são as características de uma cultura organizacional?

Assim como toda pessoa tem uma identidade, no sentido de personalidade, que nos ajuda a entender como cada um é, se porta ou reage diante de algumas situações, podemos dizer que um empresa também possui essas características e conseguimos identificá-las na cultura organizacional. 

Ter isso em evidência é importante não apenas para um posicionamento de mercado, mas também para conseguir encontrar talentos que sejam condizentes com a cultura da empresa. 

Quando os colaboradores partilham dos mesmos valores, a produtividade e o espirito de equipe se tornam apenas uma consequência de um trabalho unificado e alinhado com os princípios da corporação. 

Desse modo, explicamos nesse artigo quais são as características de uma cultural organizacional, tipos e vantagens. 

Continue a leitura para entender melhor sobre o assunto! 

Características de uma cultura organizacional forte 

Cada empresa tenha valores diferentes, pois é isso que as tornam únicas, no entanto, existem algumas características que toda cultural organizacional forte possui e vamos explica-las abaixo. Acompanhe!

Inovação 

Inovação é, de grosso modo, experimentar ideias, implementar novas estratégias e usar a criatividade nos negócios em prol de atingir melhores resultados. Não é à toa que é um termo muito usado no meio corporativo. Essa característica aliada a cultura organizacional, valoriza a iniciativa e uma gestão mais participativa. 

Motivação

Cultura organizacional e motivação devem ser uma dupla no ambiente de trabalho, pois uma coisa acaba levando a outra. Os valores que a empresa possui impactam diretamente em como o colaborador irá se sentir no dia a dia, por isso é importante que exista um alinhamento entre a corporação e profissionais que trabalham nela. 

Competitividade 

Uma cultura organizacional consistente é vista como vantagem competitiva, afinal, os costumes, valores, comportamentos dos colaboradores e atividades que são desenvolvidas, fazem com que a empresa se destaque no mercado. 

Tolerância ao erro  

É certo que erros devem ser evitados na empresa, no entanto, ninguém está imune a eles. Quando acontecem, devem ser corrigidos, contudo, o erro é também parte do processo e pode conduzir ao sucesso. 

Cuidado com as pessoas 

Embora a cultura organizacional seja a identidade da empresa, ela também é sobre as pessoas que fazem parte dela. Sem os colaboradores que estão ali diariamente fazendo tudo funcionar, todo esse conjunto de regras, valores e costumes não fariam sentido. 

Tipos de cultura organizacional 

O tipo de cultura organizacional pode variar de acordo com cada empresa. É importante entender que não há um modelo certo ou errado, existe a que faz mais sentido com a realidade de cada organização. 

Abaixo listamos os modelos de organização cultural. Veja a seguir: 

Cultura de pessoas 

Esse tipo de cultura organizacional coloca as pessoas em primeiro lugar, valorizando a coletividade e o bem-estar dos profissionais. Não quer dizer que não há foco nos resultados, muito pelo contrário, mas nesse modelo de gestão o foco no processo só acontece, quando as pessoas são colocadas em primeiro lugar.  

Cultura de poder 

Aqui não há tanta autonomia por parte dos colaboradores, pois todas as decisões relacionadas a empresa giram em torno do dono ou do diretor executivo. Desse modo, tudo depende da figura central da organização.  

Cultura de tarefas 

Nesse caso, as empresas que adotam o modelo de cultura de tarefas, contam com profissionais específicos para realizar as tarefas. O foco sempre está no problema, por isso as companhias admitem profissionais que possam atuar em diferentes contextos. Não é o tipo de empresa para quem deseja previsibilidade, mas por outro lado, esse perfil de gestão costuma dar bastante autonomia para que os colaboradores possam inovar. 

Cultura de papéis 

A cultura de papeis é estabelecida de acordo com as funções desempenhadas por cada profissional. Desse modo, não há tanta flexibilidade já que os níveis hierárquicos são bem definidos, dando pouco espaço aos colaboradores já que cada um só exerce as atividades que é determinada. 

Descubra a cultura organizacional da sua empresa 

Uma empresa pode ter características de mais um tipo de cultura organizacional, então as que foram listadas acima não devem ser encaradas como verdades absolutas. É importante entender qual o perfil da organização e implementar práticas que reforcem a identidade da empresa. 

E, então, qual é a cultura organizacional da sua empresa? Quais características listadas no texto ela possui? 

Continue acompanhando nosso blog para ler mais conteúdos sobre RH.

Compartilhe este artigo nas redes sociais

Leia também