Qual a importância de um perfil comportamental?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Toda pessoa é diferente uma da outra, afinal, cada uma possui suas próprias crenças, origens, cultura e costumes. São essas características que tornam o ser humano único. Portanto, entender essas diferenças é necessário dentro do ambiente corporativo – e na sociedade! – para respeitar e compreender o próximo.

Na área de gestão de pessoas existem diversas ferramentas que tornam possível o melhor entendimento sobre o profissionais e suas ações. Um desses recursos é o perfil comportamental, que funciona como um mapeamento que ajuda a detectar habilidades, aptidões e, sobretudo, padrões de comportamentos em determinadas situações.

Essas informações nas mãos do RH podem valer ouro, tanto para a empresa quanto para os funcionários, pois por meio delas os profissionais de Recursos Humanos juntamente com os gestores conseguem entender qual a melhor dinâmica para o desenvolvimento dos colaboradores, não somente dentro da organização, mas na vida de um modo geral.

Os principais perfis que podem ser encontrados em uma análise de perfil comportamental são: executores, comunicadores, planejadores e analistas. Você pode ler mais sobre esses conceitos no texto “Conheça 4 tipos de colaboradores e extraia o melhor deles na empresa”.  

Qual a importância de entender o comportamento humano?

A análise do comportamento humano está relacionado a psicologia e filosofia. O primeiro campo de estudo avalia as questões comportamentais e os processos mentais, isto é, o que motiva as pessoas, o que sustenta, as sensações, emoções, aprendizagem.

Já a segunda área busca entender, de grosso modo, como as pessoas se comportam diante de estímulos em um contexto social, ou seja, quais comportamentos são esperados ou pré-determinados pela sociedade em situações especificas ou até mesmo cotidianas.

Os profissionais de RH devem conhecer esses conceitos para entender o que motiva as pessoas dentro de uma empresa. E baseando-se no perfil comportamental é possível compreender o modus operandi dos profissionais e como eles funcionam em diversos contextos, como por exemplo, em momento de alta pressão se agem mais pela emoção ou razão, se possuem tomadas de decisões rápidas, se são pessoas resolutivas, entre outros aspectos.

Com base nas informações que são obtidas, os RH e gestores podem trabalhar de forma individual com os profissionais no intuito de maximizar as soft skills e trabalhar da melhor maneira possível para diminuir ou eliminar os bloqueios e inseguranças.

Deste modo, as principais vantagens da realização de um perfil comportamental são:

Mais autoconhecimento para o colaborar

Pessoas que buscam o autoconhecimento tendem a tomar decisões mais assertivas e conscientes com relação a si próprio. Portanto, possuem maior inteligência emocional para lidar com situações adversas, agindo de forma mais racionalizada e ter esse domínio é extremamente importante não somente dentro da empresa, mas em todos os outros aspectos da vida.

Facilidade no gerenciamento de conflitos na empresa

Justamente por entender como cada profissional age de acordo com as situações, os gestores conseguem direcionar e orientar de maneira mais assertiva os profissionais em momentos de conflitos, agindo como um mediador e até mesmo como um apaziguador quando a ocasião pede.

Além disso, com o perfil comportamental, os profissionais que possuem mais afinidades podem trabalhar juntos, tornando assim o ambiente mais harmonioso.

Desenvolvimento e retenção de talentos

As empresas têm papel fundamental no desenvolvimento dos colaboradores, mas cada funcionário possui necessidades diferentes, e por meio de um perfil comportamental é possível entender essas demandas e trabalhar de maneira mais personalizada com os profissionais, a fim de desenvolvê-los.

Agora que você entender a importância do perfil comportamental, que tal colocar em prática esse método?

Continue acompanhando o blog da Benefício Certo para ler mais sobre gestão de pessoas, RH e tendências do setor!

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email