Muito tem se falado sobre o metaverso. Mas você sabe o que esse termo significa e qual o impacto no ambiente de trabalho?
Pois bem, o metaverso é a terminologia usada para indicar um ambiente virtual, no qual, é possível replicar a realidade por meio de recursos digitais. Totalmente imersivo e compartilhado, podemos dizer que esse conceito é uma evolução da internet atual.
Empresas que estão investindo nesse tipo de tecnologia buscam por mais interação, imersão e colaboração pelo metaverso, uma vez que nesse ambiente é possível simular reuniões presenciais e interagir de maneira mais intensa com os colegas de trabalho.
O que muda no mercado de trabalho?
Como dissemos, o metaverso proporcionará uma realidade mais imersiva, além disso, com o avanço da tecnologia, muitas novas profissões poderão surgir, como já vem acontecendo com o advento da internet. Mas o que muda, de fato, para as companhias que querem apostar nesse ambiente virtual?
Antes de tudo, é preciso investir em tecnologia para que se possa ter acesso em realidade virtual, para isso é necessário que haja um barateamento nos aparelhos que permitem melhoria dos gráficos e no grau de realismo.
Outro ponto importante de se atentar quando o assunto é metaverso é a questão da privacidade.
Esse já é um assusto debatido quando se trata de redes sociais, mas nesse novo contexto, este tipo de realidade virtual irá coletar mais informações dos usuários, portanto é algo que deve ser conversado e analisado, pois estar no metaverso vai exigir mais investimento em segurança cibernética.
Metaverso apenas como um conceito
Embora o metaverso tenha movimentado as redes sociais e os meios de informações, ele ainda é apenas um conceito. A construção desse ambiente de realidade aumentada ainda está nos estágios iniciais.
Além disso, é preciso de estrutura para que ele aconteça, como por exemplo, uma internet mais potente e muitas outras tecnologias que envolvem os processos de construção do metaverso.
Deste modo, as empresas terão tempo para acompanhar esse novo acontecimento e se preparar para recebê-lo!
Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o blog da Benefício Certo para mais leituras sobre tendências de mercado.