Quando investir em benefícios corporativos para os colaboradores?

O seu negócio enfrenta funcionários desmotivados? Dificuldade em atrair e reter talentos? Esses podem ser alguns sinais de que está na hora de investir em benefícios corporativos ou, então, melhorar o pacote oferecido. Isso porque eles têm um impacto direto na produtividade e no engajamento da equipe. Além de proporcionar melhor qualidade de vida para os profissionais, também traz resultados positivos para a empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra como usar os benefícios corporativos na sua estratégia de RH.

Por que investir em benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos são grandes aliados na atração e retenção de talentos, principalmente em um mercado de trabalho altamente competitivo. Por isso, oferecer bons benefícios pode atrair bons profissionais e, mais importante, pode fazer com que a equipe se mantenha engajada e motivada a longo prazo.

Além disso, eles também são uma forma de demonstrar valorização com cada colaborador, contribuindo para a construção de uma cultura organizacional positiva e um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Vale lembrar que eles também têm um impacto positivo na qualidade de vida dos funcionários. Dessa forma, a empresa oferece meios para que os profissionais enfrentem os desafios, reduzindo o estresse e, consequentemente, aumente a satisfação e o engajamento no trabalho. O que se traduz em maior produtividade e criatividade nas horas trabalhadas.

Sinais que indicam que está na hora de investir em benefícios corporativos

Os benefícios não obrigatórios podem trazer diferentes vantagens para uma empresa, como melhora na satisfação, aumento da produtividade e retenção de talentos. Por isso, o RH deve estar atento aos sinais que indicam qual é o melhor momento para investir nessa estratégia.

A seguir, confira alguns indícios que podem ajudar.

Dificuldade em atrair e reter talentos

Se o seu negócio está enfrentando problemas para contratar ou manter bons funcionários, pode ser um sinal de que o seu pacote de benefícios está desatualizado. A pesquisa Robert Half 2024 mostrou que 98% dos profissionais consideram os benefícios ao avaliar novas propostas de emprego. Além disso, 77% sinalizaram que seria interessante a alteração de alguns benefícios, devido às mudanças no mercado de trabalho.

Colaboradores desmotivados

Funcionários desinteressados podem indicar que estão se sentindo desvalorizados ou insatisfeitos com as condições oferecidas. Se esse for o caso, oferecer um pacote de benefícios que atendam às necessidades pode ser a solução, uma vez que demonstram valorização.

Os benefícios oferecidos estão ultrapassados

É importante conseguir ir além dos benefícios “básicos”, para que, dessa forma, a empresa ganhe uma vantagem competitiva na atração e na retenção de talentos. Conforme o negócio evolui, os benefícios também precisam ser reavaliados para garantir que atendem as necessidades da equipe.

Custos elevados

A falta de benefícios pode acabar gerando custos maiores, uma vez que a alta rotatividade e a perda de produtividade impactam diretamente no financeiro. Por isso, implementar um pacote de benefícios pode trazer retornos positivos no longo prazo.

Como oferecer um pacote de benefícios corporativos atrativo?

A seguir, separamos alguns passos para te ajudar a montar um pacote eficaz. Confira!

1 – Conheça os colaboradores

O primeiro passo é entender o perfil dos funcionários. O objetivo é mapear quais são os benefícios mais valorizados e quais não se encaixam tão bem com as necessidades da equipe. Um relatório do Global Talents Trends identificou que os benefícios mais valorizados são:

  • Plano de saúde (92%);
  • Vale-alimentação (89%);
  • Vale-refeição (88%);
  • Participação nos resultados (80%);
  • Plano odontológico (79%).

No entanto, pesquisas internas e análises de dados de RH são indispensáveis para obter informações sobre as preferências e necessidades do time.

2 – Analise o orçamento

Após conhecer o perfil dos colaboradores, é hora de fazer uma análise do orçamento disponível. O RH deve trabalhar em conjunto com o setor financeiro para avaliar o custo-benefício de cada proposta. Dessa forma, é possível determinar quais são os que têm maior valor para os profissionais e o menor custo para a empresa.

3 – Consulte o que outras marcas fazem

Você sabe o que o seu concorrente está oferecendo? Benchmarks são úteis para fazer um levantamento do setor, a fim de entender quais são os benefícios oferecidos e qual o impacto de cada um para os funcionários.

4 – Colete feedbacks com frequência

Cabe destacar que nenhum pacote de benefícios deve ser estático, já que as empresas e os profissionais estão sendo impactados pelas mudanças do mercado, geopolíticas e outras o tempo todo. Por isso, ele deve ser avaliado periodicamente, a fim de garantir a sua eficácia. Para isso, o RH pode contar com feedbacks da própria equipe para medir qual é o nível de satisfação.

5 – Conte com uma boa administradora

Ter uma boa administradora facilita a gestão dos benefícios e simplifica o trabalho do RH. A Benefício Certo é a única empresa brasileira com abrangência comprovada em todo o território nacional. Referência em administração de contas públicas e privadas, oferecemos as melhores soluções em Vale-Transporte, Vale-Refeição, Vale-Alimentação, Vale-Combustível, Vale-Cultura e cartões pré-pagos.

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