RH e marketing? Veja como essas duas áreas podem trabalhar juntas

Embora sejam duas áreas diferentes, elas podem, sim, trabalhar em conjunto. O setor de marketing é focado em vendas, aumento de lucro, estratégias de utilização de produtos e serviços e experiência dos consumidores, ou seja, lida com o público externo. 

Já o de Recursos Humanos é o oposto, trabalha com o gerenciamento das relações, administrando os funcionários de acordo com as necessidades e objetivos da empresa. Mas o que poucas pessoas conhecem é a possibilidade de trabalhar ações conjuntas entre RH e marketing, pois mesmo que sejam áreas com finalidades diferentes, quando trabalhadas em conjunto podem trazer ótimos resultados, afinal, o objetivo final é sempre impactar pessoas. 

Como RH e marketing podem atuar conjuntamente?

A grande dúvida é com a empresa pode unir essas duas áreas de forma estratégica para trazer bons resultados. Iremos explicar isso a seguir, então continue a leitura! 

Construção e manutenção de branding

Construir a marca corporativa não é uma tarefa fácil, pois ela precisa ser consistente e coerente com os valores da empresa. O público externo e interno precisa ter a mesma percepção com relação ao branding, então é nessa hora que RH e marketing se unem em prol da mesma causa.

Ambos podem unir estratégias para alinhamento de comunicação com o público, tanto externo quanto interno, e cada um trabalhar com o seu alvo seguindo a linguagem adequada. Claro que acabam sendo segmentos diferentes, mas o marketing pode utilizar técnicas do RH para entender como trabalhar melhor com as pessoas, e o RH pode usar ferramentas do marketing para analisar resultados obtidos. 

Análise de dados

O tópico acima nos traz diretamente para esse aqui: análise de dados. Quem trabalha com marketing está acostumado lidar com KPI’s, elas ajudam a entender se a estratégia adotada e determinado plano é o melhor caminho a seguir. 

Quando se trata de RH, lidar com dados também é muito importante, pois isso ajudará a tomar as melhores decisões que dizem respeito aos colaboradores da companhia. Absenteísmo, tempo médio de empresa, investimento em treinamento, produtividade e desempenho, esses são alguns dos indicadores importantes para os profissionais de recursos humanos. 

As áreas podem e devem estar integradas

Embora haja diferenças entre as áreas, mostramos nesse artigo que elas podem trabalhar em conjunto, e os valores da empresa são muito importantes nesse desafio, pois ambos os setores precisam disseminar a cultura corporativa entre o público interno e externo, por isso é toa importante que estejam alinhados e com foco em impactar as pessoas, mesmo que o objetivo final seja diferente. 

Não há receita de bolo, estratégias utilizadas em um pode não funcionar no outro, por isso é necessário ter em mente que é necessário adaptar ideias e aperfeiçoá-las para obter o resultado desejado. 

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