RH e marketing? Veja como essas duas áreas podem trabalhar juntas

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Embora sejam duas áreas diferentes, elas podem, sim, trabalhar em conjunto. O setor de marketing é focado em vendas, aumento de lucro, estratégias de utilização de produtos e serviços e experiência dos consumidores, ou seja, lida com o público externo. 

Já o de Recursos Humanos é o oposto, trabalha com o gerenciamento das relações, administrando os funcionários de acordo com as necessidades e objetivos da empresa. Mas o que poucas pessoas conhecem é a possibilidade de trabalhar ações conjuntas entre RH e marketing, pois mesmo que sejam áreas com finalidades diferentes, quando trabalhadas em conjunto podem trazer ótimos resultados, afinal, o objetivo final é sempre impactar pessoas. 

Como RH e marketing podem atuar conjuntamente?

A grande dúvida é com a empresa pode unir essas duas áreas de forma estratégica para trazer bons resultados. Iremos explicar isso a seguir, então continue a leitura! 

Construção e manutenção de branding

Construir a marca corporativa não é uma tarefa fácil, pois ela precisa ser consistente e coerente com os valores da empresa. O público externo e interno precisa ter a mesma percepção com relação ao branding, então é nessa hora que RH e marketing se unem em prol da mesma causa.

Ambos podem unir estratégias para alinhamento de comunicação com o público, tanto externo quanto interno, e cada um trabalhar com o seu alvo seguindo a linguagem adequada. Claro que acabam sendo segmentos diferentes, mas o marketing pode utilizar técnicas do RH para entender como trabalhar melhor com as pessoas, e o RH pode usar ferramentas do marketing para analisar resultados obtidos. 

Análise de dados

O tópico acima nos traz diretamente para esse aqui: análise de dados. Quem trabalha com marketing está acostumado lidar com KPI’s, elas ajudam a entender se a estratégia adotada e determinado plano é o melhor caminho a seguir. 

Quando se trata de RH, lidar com dados também é muito importante, pois isso ajudará a tomar as melhores decisões que dizem respeito aos colaboradores da companhia. Absenteísmo, tempo médio de empresa, investimento em treinamento, produtividade e desempenho, esses são alguns dos indicadores importantes para os profissionais de recursos humanos. 

As áreas podem e devem estar integradas

Embora haja diferenças entre as áreas, mostramos nesse artigo que elas podem trabalhar em conjunto, e os valores da empresa são muito importantes nesse desafio, pois ambos os setores precisam disseminar a cultura corporativa entre o público interno e externo, por isso é toa importante que estejam alinhados e com foco em impactar as pessoas, mesmo que o objetivo final seja diferente. 

Não há receita de bolo, estratégias utilizadas em um pode não funcionar no outro, por isso é necessário ter em mente que é necessário adaptar ideias e aperfeiçoá-las para obter o resultado desejado. 

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o Blog da Benefício Certo para mais dicas voltadas a temas como marketing, RH e benefícios. 

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email