RH Estratégico: Como implantar?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O modelo de gestão de RH Estratégico, através de uma gestão integrada com os demais setores da empresa, aprimora o processo de tomada de decisão e de planejamento da empresa. Permitindo desta forma que os gestores trabalhem sempre conscientes dos objetivos a serem alcançados tanto pelo setor, como para a companhia como um todo. 

Esta integração de RH e outros departamentos, atualiza apenas a função tradicional do RH, de apenas gerenciar trâmites administrativos, legais e operacionais da empresa, para incluir o desenvolvimento de projetos que buscam melhorar o desempenho da empresa. 

Para este modelo de gestão integrada ser implementado, algumas etapas precisão ser cumpridas para obter a eficiência e assertividade no processo, dentre elas: 

Formação da equipe de RH Estratégico:

Para que se tenha máxima eficiência e objetividade na definição da estratégia a ser adotada, a formação da equipe é essencial, escolhendo assim profissionais que tenham a visão de um todo dentro da empresa, para estabelecerem metas e objetivos plausíveis dentro dos diferentes setores, só assim conseguindo sucesso no objetivo comum da empresa, para isso a colaboração e a transparência entre estes profissionais deve ser a máxima possível, deixando claro desta forma que todos são responsáveis pelo sucesso da estratégia, sempre investindo no treinamento e atualização destes profissionais.

Mapeamento de toda a empresa:

Mapear a situação atual da empresa tanto internamente como externamente, identificando assim pontos de melhoria, que devem ter atenção especial, servindo assim como ponto de partida para avançar com o processo.

Delimitar Objetivos Claros e Precisos:

Através da determinação de objetivos claros e precisos, o RH estratégico consegue um maior comprometimento dos colaboradores de diferentes setores para alcançar o objetivo comum da empresa, objetivos muito amplos podem perder o engajamento dos profissionais. 

Essa busca em criar a conexão entre os colaboradores e a estratégia de empresa é a chave para uma gestão eficaz, alcançado através do alinhamento do planejamento do RH com o da empresa. 

Criação e Retenção de Talentos:

Se faz necessário atenção com os colaboradores, assim como estimular os talentos para servirem como exemplos que devem ser seguidos pelos demais com a intenção de criar uma equipe alinhada com os objetivos a serem alcançados, essa estrutura organizacional tem que visar criar um ambiente que incentive o talento dos colaboradores, fazendo os mesmos permanecerem interessados em contribuir com o crescimento da empresa. 

Para isso é de grande importância a empresa conhecer os perfis de seus colaboradores, com isso criando este ambiente de estímulo e retenção e atratividade para profissionais qualificados. 

Análise críticas constantes:

É preciso estar sempre atento ao desenvolvimento do processo como um todo, sempre avaliando o caminho que está sendo tomado, para possíveis correções, através de reuniões com os diferentes setores da empresa, sempre com todos contribuindo com a análise crítica, permitindo assim avaliar melhor suas ações e resultados, assim como buscar novas ideias e aprofundar nas estratégias. 

Acompanhar os resultados:

Sempre acompanhar a velocidade dos resultados decorrentes dos objetivos propostos, para alinhar o expectativa com a realidade do que esta ocorrendo no planejamentos adotado, tornando muito mais fácil, os aperfeiçoamentos, assim como desenvolvimento de novas metas e novas decisões a serem adotadas, esse controle permite saber se o time esta adequado para a função, assim como saber se as metas e objetivos estão dentro do que pode ser alcançando visando a situação atual da empresa.

Importância do Ambiente de Motivação:

Esse modelo de gestão incentiva o sentimento de pertencimento do colaborador a empresa, mostrando a devida importância de cada setor dentre da empresa para o sucesso como um todo, este ambiente de motivação deve estar sempre sendo estimulado, assim como o aperfeiçoamento das aptidões de cada colaborador, essas condições favorecem o atingimento dos objetivos e metas da empresa. 

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho, RH, e muito mais! 

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on skype
Share on twitter
Share on email