Roteirização de Vale-transporte: Tire suas Dúvidas Sobre o Assunto!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Se a sua empresa ainda não faz a roteirização de vale-transporte dos colaboradores, saiba que essa prática é de extrema importância para manter um controle eficaz na gestão desse benefício, garantindo melhorias que refletem nos resultados financeiros e operacionais de toda a organização. 

Quer reduzir custos com o vale-transporte, mas não sabe por onde começar? Confira este artigo! Vamos explicar o que é a roteirização de vale-transporte e quais são as vantagens que essa prática proporciona tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Acompanhe! 

Por que conceder vale-transporte aos funcionários?

O vale-transporte é um benefício que as empresas são obrigadas por lei a oferecer para seus funcionários. Ele deve ser concedido de forma antecipada e precisa garantir o valor suficiente para que a pessoa se desloque até o trabalho por todo o mês. Além de ser uma prática que assegura a conformidade legal, ela evita que os colaboradores faltem por não ter dinheiro suficiente para irem até a empresa. 

O que é a roteirização de vale-transporte?

A maioria das empresas possuem um formulário de solicitação de vale-transporte, através desse formulário, o colaborador preenche seus dados de endereço e indica as linhas de ônibus, metrô ou trem que precisa pegar para percorrer o trajeto de sua residência até o local de trabalho. Um dos maiores problemas, é que as empresa não faz a conferência se realmente é essa a melhor opção de trajeto. 

A roteirização de vale-transporte é uma prática que visa traçar a melhor rota para cada um dos colaboradores. Ela funciona por meio de um sistema de georreferenciamento e processamento, se baseando nos dados de endereço dos colaboradores e da empresa, e faz o cruzamento com as informações das linhas de transportes catalogadas em todo o Brasil. 

Assim, é encontrado o melhor trajeto, que pode ser o mais curto, o mais rápido ou o que tem a menor quantidade de baldeações, por exemplo. Como resultado, ele gera os valores necessários de recarga dos cartões do benefício de forma automática e segura. 

Vamos falar um pouco das vantagens que traz essa prática?

– Economia O principal benefício da roteirização é a redução de custos com o vale-transporte. Tendo em vista que a acumulação indevida de saldos nos cartões é eliminada, o RH consegue, de forma mais precisa, definir os valores necessários para a realização das recargas mensais. 

– Redução de fraudes Os saldos acumulados nos cartões estimulam uma prática fraudulenta por parte dos funcionários: a venda de crédito informal. Essa prática é ilegal, porém, por não entenderem os riscos que estão correndo, veem nisso uma forma de obter uma vantagem financeira. A roteirização faz com que o RH saiba dos valores reais a serem creditados e, quando é feita uma comparação com os valores utilizados pelos colaboradores, se torna mais fácil identificar possíveis desvios. Dessa forma, o RH pode atuar de maneira pontual junto a essas pessoas, advertindo-as e orientando-as sobre o uso correto do vale-transporte. 

– Otimização de tempo O uso de sistema de gestão de vale-transporte torna a parte operacional do RH muito mais rápida, simples e eficaz. Assim, os profissionais podem dedicar mais tempo à execução de tarefas mais analíticas e estratégicas. 

– Melhoria na qualidade de vida dos colaboradores Achou que a roteirização só trazia benefícios para a empresa? Achou errado! Dentre todos os benefícios, a roteirização proporciona dois de maior destaque. O primeiro deles é a redução de custos com o desconto realizado em sua folha de pagamento. Afinal, ele é calculado em relação ao valor da recarga, logo, quanto menor o valor da recarga for, menor será o desconto. O segundo é que as rotas informadas pelo sistema podem ser desconhecidas por alguns. Sabe aquele funcionário que gastava mais de uma hora para chegar ao trabalho? Ele pode descobrir que há uma linha de ônibus mais rápida ou um percurso com menos baldeações que resultam na redução do tempo de viagem. Isso interfere na qualidade de vida das pessoas, que desperdiçam menos tempo no trânsito, reduzem o estresse e ainda economizam seus salários. Tudo isso sem que a empresa precise aumentar seus gastos com os benefícios; pelo contrário, ela ainda gera economia. 

Como otimizar o vale transporte e garantir a qualidade de vida de seus colaboradores? Como falamos anteriormente, a Roteirização de VT é uma prática que garante vantagens para ambas as partes, tanto para a empresa, quanto para o colaborador. Por meio dela, a organização ganha em redução de custos e otimização da mão de obra no setor de RH, e os funcionários ganham em qualidade de vida dentro e fora do local de trabalho. É a solução ideal para quem quer obter resultados assim na empresa, com apenas 5 passos. Sendo eles: 

1- Auditoria de trajeto Consiste em apontar economia em vale-transporte na base de dados dos colaboradores da empresa. É padronizado rotas e melhores trajetos. 

2- Consulta Preventiva Ferramenta que é disponível ao cliente para efetuar consultas no sistema no ato da admissão de seus colaboradores, ela também agiliza o processo para disponibilizar o VT.

3- Identificação de Itinerário Consiste na seleção da melhor forma de transporte caso a empresa pretenda realizar uma mudança de local de trabalho. Com esse método é apontado o tipo de vale-transporte mais indicado. 

4- Fretamento É a manutenção de linhas existentes de fretamento ou no desenvolvimento de novas linhas. O objetivo é organizar as rotas e padronizar a quantidade de usuários por ônibus. 

5- Remanejamento Efetuado através de Geolocalização, é um processo que consiste em alocar os colaboradores em locais de trabalhos mais próximos, reduzindo o custo em vale- transporte. 

E, também, há a roteirização para Promotores. Neste caso, é utilizado o sistema de múltiplos trajetos, onde consiste em identificar o transporte para os colaboradores que atende mais de um local de trabalho por dia. 

Este post foi útil para você? Então, temos outro artigo que vai ajudá-lo profissionalmente. 

Aproveite que está por aqui e veja outra forma de economizar: Conheça o Pedido Econômico, também conhecido como Gestão Inteligente de Vale-Transporte 

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on skype
Share on twitter
Share on email