Existem muitas maneiras de fazer avaliação de desempenho dos colaboradores, uma delas é o Nine Box, uma metodologia que aborda o potencial de desenvolvimento e a produtividade do profissional dentro da empresa.
O objetivo do método é entender, por meio de métricas, quem são os profissionais que precisam de ações e estratégias para que sejam mais bem aproveitados e desenvolvidos.
Como funciona o Nine Box?
De baixo custo, a Nine Box é uma ferramenta visual, no qual, é feito uma tabela com nove quadrados. O eixo vertical categoriza o potencial do colaborador a partir de:
Baixa performance: o profissional não atende as demandas, falhando nas entregas e metas individuais.
Média performance: o profissional atende, de forma parcial, as demandas e metas individuais.
Alta performance: o profissional atende todas as demandas e metas individuais de forma plena.
Já no eixo horizontal a classificação é por desempenho, sendo feita da seguinte forma:
Abaixo do esperado: O profissional trabalha com todo o seu potencial, mas não é esperado que ele melhore ou se desenvolva mais, talvez porque está desmotivado ou no limite de sua capacidade de entrega.
Esperado: o profissional entrega suas atividades e metas, porém pode se desenvolver mais, seja no próprio desempenho ou em especialização da área de atuação.
Acima do esperado: o profissional se destaca, entregando mais do que é esperado, está pronto para ser promovido e assumir mais responsabilidades.
Cada quadrado também é nomeado de acordo com as classificações. É feito da seguinte maneira:
- Insuficiente: desempenho abaixo do esperado e baixo potencial;
- Questionável: desempenho abaixo do esperado e médio potencial;
- Enigma: desempenho abaixo do esperado e alto potencial;
- Eficaz: desempenho esperado e baixo potencial;
- Mantenedor: desempenho esperado e médio potencial;
- Forte desempenho: desempenho esperado e alto potencial;
- Comprometido: desempenho acima do esperado e baixo potencial;
- Forte desempenho: desempenho acima do esperado e médio potencial;
- Alto potencial: desempenho acima do esperado e alto potencial.
A partir desse desenho, é possível entender em qual “status” o colaborador se encontra. Por exemplo, se ele se encaixa no quadrado alto potencial, significa que ele está pronto para assumir mais responsabilidades e merece ser promovido.
Mas se por outro lado, algum colaborador é classificado como questionável ou insuficiente, no que se refere ao desenvolvimento e entregas de trabalho, significa que a empresa precisa tomar alguma decisão para melhorar esse quadro.
O que vai acontecer com cada profissional após essas análises fica a critério da empresa, que deve definir diretrizes para lidar com cada situação e perfis de profissionais.
Esse recurso pode ser utilizado de forma bem simples no Excel, desenhando os noves quadrados e classificando-os ou pode ser utilizados softwares que ofereçam essa ferramenta. De todo modo, qualquer empresa consegue usar essa estratégia.
Por que usar essa metodologia?
Uma empresa que valoriza o desempenho e desenvolvimento dos colaboradores sabe da importância de fazer análises fundamentadas para entender cada perfil profissional e buscar melhorias a partir do dos resultados que eles entregam e metas alcançadas.
Diante disso, podemos citar alguns benefícios que o método Nine Box pode acrescentar as empresas. Veja a seguir:
Retenção e motivação
Ferramentas que ajudam o RH a avaliar o desempenho e potencial dos colaboradores contribuem com uma política de incentivo e reconhecimento mais assertiva e justa. Pois ajuda a reconhecer os profissionais que se destacam e a entender como dar aquele “empurrãozinho” aos colaboradores que precisam de mais motivação.
Vale ressaltar que também é um jeito de identificar contratações consideradas ruins e a melhorar os processos seletivos para que sejam mais estratégicos na busca de talentos para a empresa.
Melhor gestão de pessoas
Esse tipo de estratégia ajuda os gestores a compreenderem quais são os pontos fracos e fortes dos profissionais, possibilitando um feedback preciso e com foco no desenvolvimento dos colaboradores da empresa.
A metodologia elimina a possibilidade de tomar decisões baseadas em achismo, possibilitando a visualização de um panorama geral sobre o colaborador dentro da empresa.
Ações estratégicas
Como o objetivo do Nine Box é ter um olhar individual para com os colaboradores, é possível pensar em estratégias focadas no profissional para o desenvolvimento dele e da empresa, tendo em mente diversos cenários e situações que podem acontecer, prevendo as melhores resoluções.
E então, o que achou dessa metodologia para avaliação de potencial e desempenho dos profissionais?
Quer ler mais dicas de gestão de pessoas? Continue acompanhando o blog da Benefício Certo!
