Quem tem direito ao vale-transporte?
Qual o custo para o funcionário e empresa?
Por exemplo:
Distância mínima
Ao contrário do que muitos pensam não existe definição de limite de distância para que o trabalhador receba o benefício. Da mesma forma que não existe limite que estipule o valor das passagens.
O vale-transporte deve cobrir as taxas fixas das conduções necessárias, garantindo o uso de transporte público, excluindo a possibilidade de usar um veículo particular.
A empresa pode não oferecer o vale-transporte?
- Quando a empresa oferece outros benefícios para locomoção, como vale-combustível ou fretado, mas para isso o colaborador deve abrir mão do benefício formalmente e por livre espontânea vontade.
- E quando o empregado tem algum tipo de passe livre, como é o caso dos profissionais com mais de 65 anos, que são beneficiados com o acesso livre ao transporte público.
Como deve ser feito o pagamento?
O trabalhador pode ter desconto no vale-transporte?
Como solicitar o vale-transporte?
Quando o colaborador é contratado, ele assina um termo afirmando que deseja receber o benefício.
No documento precisa constar seus dados pessoais, endereço e o trajeto que ele faz para se locomover de casa para o trabalho, bem como os valores das passagens.
A partir disso, a empresa deve conferir as informações apresentadas pelo funcionário e providenciar o bilhete ao trabalhador.
Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para ler mais a respeito de assuntos voltados a gestão de benefícios, direitos e deveres trabalhistas!