Reputação – é ela quem define, na maioria das vezes, quais empresas serão líderes de mercado e quais não conseguirão se estabelecer. Justamente por isso, estratégias que visam fortalecer a marca são cada vez mais requisitadas pelas corporações. Nesse sentido, o Employer Branding é uma técnica que tem ganhado cada vez mais espaço dentro da área de Recursos Humanos – capaz de melhorar a percepção da marca no mercado, ela engloba um conjunto de ações que envolvem diretoria, recrutadores, candidatos, colaboradores e, até mesmo, consumidores. Quer entender? Explicamos alguns detalhes esse conceito:
Marca empregadora
O Employer Branding surge do entendimento de que uma empresa pode ser mais do que um simples lugar para trabalhar – pode ser uma “marca empregadora” ou employer brand. Colocando de maneira simples, seria o “marketing do bom empregador”, onde o objetivo é construir a imagem de um ótimo lugar para trabalhar. O branding seria, portanto, o conjunto de ações tomadas para que uma empresa alcance esse patamar.
Por que adotar?
A linha que separa as corporações do seu público está cada vez mais tênue, a ponto de que uma opinião ruim pode abalar, instantaneamente, um negócio. Com o poder em mãos, o consumidor se tornou mais consciente do impacto de suas escolhas e leva em consideração não só o produto, mas tudo o que está por trás dessa marca: responsabilidade ambiental, social e, por que não, empregadora?
Porém, mais do que uma forma de tentar “vender uma boa imagem” para o cliente, o Employer Branding se preocupa em construir um ambiente no qual os funcionários se sintam motivados, a ponto de desejarem permanecer na empresa e, eventualmente, fazerem propaganda espontânea dessa satisfação para com o empregador. Essa preocupação faz ainda mais sentido se pensarmos que todos somos, em alguma medida, os maiores divulgadores da empresa na qual trabalhamos.
Empresa modelo
É fato que encontrar talentos é uma das maiores missões do RH, no entanto, não basta recrutá-los – manter bons profissionais, especialmente os mais qualificados é, na verdade, o principal desafio. No entanto, essa questão vai muito além da remuneração adequada – perder um profissional por conta de um benefício ou uma flexibilidade maior oferecida pelo concorrente é mais comum do que se imagina no mercado de trabalho.
O Employer Brandig ajuda a inverter esse jogo, fazendo com que a empresa se torne uma referência no mercado profissional, atraindo naturalmente mais talentos em seus processos seletivos. Com o “peso” dessa marca no curriculum, a permanência desses profissionais será maior, não somente pelo “nome da empresa em si”, mas pelos diferenciais que esse empregador oferece, de fato, aos colaboradores.
Será que eu preciso?
O nome rebuscado pode fazer com que alguns administradores pensem que o método só é aplicável em grandes corporações. No entanto, as melhorias propostas pelo Employer Branding podem ajudar qualquer empresa, especialmente no quis respeito à produtividade. Fazendo algumas perguntas simples, é possível saber o quanto o modelo pode ser benéfico ao empresário:
- Os funcionários estão se desligando voluntariamente?
- O treinamento de equipe está dando resultados?
- A renovação de profissionais está adequada?
- Consigo manter os colaboradores envolvidos num projeto do começo ao fim?
- O processo de desligamento é, geralmente, amigável ou conflitante?
Fenômenos como uma constante necessidade de retrabalho, um alto número de demissões, dificuldade na renovação da equipe e, até mesmo, a recorrência de processos trabalhistas podem indicar uma necessidade urgente de revisar a estratégia de relacionamento da empresa para com seus empregados, ou seja, a necessidade de fazer o Employer Branding. Por meio desse plano, o gestor pode identificar onde tem errado e traçar melhorias seja no recrutamento e seleção, na destinação de recursos, no acesso às lideranças, etc.
Por onde começar?
Contar com uma boa equipe de Recursos Humanos é o primeiro passo para planejar e implantar o Employer Branding com sucesso. Analisando a estrutura do negócio e o relacionamento entre os setores, os gestores podem levantar quais mudanças precisam ser feitas para tornar o ambiente de trabalho mais satisfatório.
Porém, podemos citar algumas ações possíveis:
- Aprimorar as técnicas de recrutamento;
- Conhecer a opinião dos funcionários em relação à empresa;
- Investir em Endomarketing e capacitação de atendimento;
- Dispor de planos de carreira e oportunidade de crescimento;
- Oferecer mais flexibilidade aos funcionários (trabalho híbrido, por exemplo);
- Conceder benefícios, convênios, vales e outros diferenciais.
A tendência no mundo corporativo é de uma preocupação constante com o lado humano das relações de trabalho. Por isso, o Employer Branding surgiu para auxiliar gestores de RH a aumentar sua participação nos rumos do negócio. Comece já essa transformação na sua empresa e conte com a Benefício Certo para ampliar as vantagens oferecidas à sua equipe!