Você sabe qual a importância da Cultura Organizacional?

As empresas possuem um sistema de crenças, valores, hábitos, rotinas, diretrizes éticas, morais e orientações quanto às políticas externa e interna. O conjunto de todos esses valores e sistemas é o que chamamos de cultura organizacional. 

A cultura organizacional conduz todas as práticas exercidas em uma empresa, desde a forma como os colaboradores interagem entre si, até tomadas de decisão. Sendo assim, não é difícil entender a importância da cultura organizacional para o desenvolvimento de uma empresa: é ela que irá ditar não apenas os objetivos a serem perseguidos, mas também a forma de como serão atingidos. 

É importante entender que toda empresa tem uma cultura organizacional. Afinal, onde quer que haja pessoas interagindo, haverá o desenvolvimento de um sistema de valores. Então, independentemente do tipo de negócio ou segmento de atuação, é preciso que líderes atentem para a importância da cultura organizacional. 

Uma boa cultura organizacional tende a aumentar o nível de satisfação dos colaboradores, o que faz crescer sua motivação e, como consequência, sua produtividade. Um funcionário precisa sentir-se satisfeito com relação às questões do dia a dia na empresa e com a convivência com seus gestores, colegas de trabalho e clientes. 

A empresa que possui uma cultura bem alinhada e fortalecida facilita a compreensão dos membros da equipe acerca de regras, interesses e relações de poder no ambiente de trabalho. Esse entendimento influencia o comportamento dos profissionais e molda a imagem que a organização transmite para seu público, baseada nas práticas, costumes e crenças em que o negócio se organiza. 

Agora que você entende melhor sobre a importância da Cultura Organizacional, fique atento ao blog da Benefício Certo para ler mais dicas!

Compartilhe!