Como montar uma equipe de sucesso?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Imagine o desafio que gestores têm na hora de montar uma equipe de sucesso?

Como juntar profissionais no mesmo time que tenham habilidades que se complementam, que sejam de alto nível e posteriormente possam ter seus potenciais explorados simultaneamente dentro da empresa?

Pois é, fazer esse gerenciamento não é tarefa fácil, porque ao mesmo tempo que o líder precisa ter um olhar para o coletivo, é necessário também se atentar aos indivíduos que compõe a equipe.

O time dos sonhos não é impossível, por isso a seguir te mostraremos cinco passos para montar uma equipe de sucesso!  

Contrate pessoas que tenham Fit cultural

Evidentemente, as habilidades dos colaboradores são requisitos importantes para a ocupação dos cargos, entretanto, a compatibilidade que os profissionais possuem com a empresa deve ser avaliada desde o momento do recrutamento e seleção.

Mas por quê? A repostas é simples: Quanto mais match o funcionário tiver com o DNA empresarial, mais efetivo será o trabalho desempenhado, pois o profissional está em um ambiente no qual considera confortável e seguro. Isso resulta em colaboradores que permanecem na empresa, afinal, quem não está alinhado com a cultura organizacional tende a sair da companhia com mais facilidade.

Portanto, é algo que os recrutadores devem levar em conta, pois o objetivo é contratar profissionais que permaneçam e que possam contribuir nas equipes que são inseridos.

Promova a colaboração

A colaboração é muito mais eficaz que a competição. Inclusive, a rivalidade entre os profissionais é muito comum em ambientes tóxicos. Deste modo, não há bons resultados quando profissionais competem uns com os outros.

Um time só funciona quando todos jogam juntos, desse modo, a colaboração é fundamental para montar uma equipe de sucesso. Profissionais precisam se complementar em suas habilidades e ideias, em um ambiente que há rivalidade esse tipo de desenvolvimento não acontece.

Leia também: 6 dicas para manter um ambiente de trabalho saudável

Delegue responsabilidades

Mesmo que tenhamos falado da importância da colaboração, é importante delegar responsabilidade, afinal, uma coisa não inibe a outra. Pois essa definição do que cada um deve fazer, deixa a equipe mais alinhada e confortável para executar as atividades.

Além disso, é uma forma de que todos fiquem por dentro sobre o que cada colaborador está incumbido. No ponto de vista do gestor, é também uma estratégia para entender melhor as habilidades de cada profissional e desenvolver a equipe de acordo com as com que cada um tem para oferecer. 

Apoie o desenvolvimento

Apoiar o desenvolvimento dos colaboradores é importante para manter o progresso tanto dos projetos em andamento quanto das competências dos profissionais. Só é possível ter uma equipe de sucesso quando a evolução tanto individual quanto coletiva é valorizada.

Desse modo, é sempre muito importante se atentar nas necessidades dos trabalhadores, investir em treinamentos e capacitação.

Reconheça os feitos da equipe

Em todo trabalho existem metas e objetivos a serem alcançados, desse modo, é natural que o gestor da área fique atento para que os propósitos estabelecidos sejam atingidos, mas não é só disso que vive uma equipe.

Assim como é importante apoiar o desenvolvimento, pois é uma maneira de incentivar os colaboradores, é necessário também reconhecer os feitos da equipe, bem como as metas que foram cumpridas.

Dependendo do orçamento da empresa, é possível dar bônus sempre que a equipe fizer alguma realização ou quando algum profissional bater a meta, por exemplo. Uma maneira de fazer isso é oferecendo cartões pré-pagos com valores estipulados pela companhia, assim os funcionários serão recompensados com benefícios que vão além dos comuns e entendem o quanto o esforço e dedicação valem a pena.

Uma equipe de sucesso está satisfeita com o ambiente de trabalho, com as vantagens que são oferecidas e, principalmente, com os desafios e oportunidades que são apresentados no dia a dia da empresa.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o nosso blog pra ler mais sobre assuntos relacionados a gestão de pessoas!

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email