Como promover a saúde e bem-estar do colaborador?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

O bem-estar nas empresas impacta diretamente na produtividade dos colaboradores, afinal, as pessoas precisam estar saudáveis para conseguir desempenhar bem as suas funções. 

Porém, essa não é uma tarefa muito fácil porque é preciso entender o que os profissionais realmente precisam e valorizam dentro da companhia e a partir disso promover iniciativas de que visem a saúde e qualidade de vida de todos. 

Por que é importante promover o bem-estar?

Todos concordamos que os profissionais são o bem mais valioso de qualquer empresa, certo? Afinal, são eles que fazem toda a engrenagem funcionar. Portanto, é dever da empresa garantir que os colaboradores estejam bem no ambiente de trabalho. 

Um lugar harmonioso, que valoriza a saúde emocional e física dos trabalhadores, que se preocupa, de fato, com todas as pessoas, é muito importante para qualquer funcionário, pois já se foi o tempo em que o salário era o principal fator de atração e retenção. 

É necessário muito mais que uma boa remuneração para atrair e reter os talentos. Pessoas buscam por locais que as valorizam como ser humano e se preocupar com o bem-estar é fundamental para ter colaboradores felizes na companhia.

Como criar um ambiente de que valoriza o bem-estar?

Agora que já conseguimos entender os motivos e a importância de promover uma cultura que preze pelo bem-estar dos colaboradores, vamos dissertar as possíveis maneiras de fazer isso. Continue a leitura para saber mais!

1. Ofereça benefícios atrativos

A carteira de benefícios da empresa pode dizer muito sobre a forma como ela se preocupa com os profissionais. Entendemos que muitas companhias oferecem apenas o básico, mas ir além do que já é ofertado no mercado pode fazer muita diferença. 

Já falamos aqui no nosso blog sobre como os benefícios podem motivar os colaboradores, mas para além da motivação, eles podem contribuir com o bem-estar das pessoas. É importante agir de maneira estratégica, mas pense: o que podemos oferecer aos funcionários como forma de promover a qualidade de vida deles dentro e fora da empresa?  

2. Horário flexíveis

Uma medida que tem se tornado cada vez mais comum no mercado é a possibilidade de flexibilizar a jornada de trabalho. O horário comercial tem deixado de fazer sentido para as pessoas, porque elas passaram a entender quais são os períodos que elas são mais produtivas. Claro que existem empresas que precisam dos colaboradores no horário comercial tradicional, mas para aquelas que podem flexibilizar, é importante pensar: por que não? 

3. Clima organizacional

O clima organizacional é peça fundamental quando se trata do bem-estar dos colaboradores. Os valores da empresa, o que a cultura corporativa prega, a forma como a comunicação é estabelecida, tudo isso influencia no dia a dia. 

Para saber como todos se sentem é importante realizar pesquisas de clima organizacional para entender como as equipes estão sendo impactadas, o que precisa melhorar ou o que pode ser mantido. 

4. Construa bons relacionamentos

O ambiente de trabalho deve ser o mais diverso possível, porque só assim é possível construir uma cultura acolhedora que promove bons relacionamentos. Muito podem considerar os profissionais da empresa apenas como colega de trabalho, outros podem fortalecer a amizade para fora da companhia. 

Mas, o mais importante de tudo é que a boa convivência seja uma premissa dentro da organização. Desse modo, é necessário desestimular “panelinhas”, fofocas, competição e estimular o diálogo. 

5. Ambiente confortável

O local de trabalho também deve oferecer conforto, desse modo, deve-se entender que as práticas precisam ir além de questões comportamentais. As pessoas passam mais tempo no trabalho, nada mais justo do que estar em local em que se sintam bem fisicamente falando, não é mesmo?

Algumas empresas oferecem café da tarde com frutas, sala de jogos, puffs, espaços para descansos, entre outras coisas. Veja qual a estrutura que a organização tem para oferecer e como pode tornar os ambientes mais agradáveis. 

Esse conteúdo foi útil para você? Continue acompanhando o blog da Benefício Certo e deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários! 

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email