Toda empresa deseja contratar os melhores talentos do mercado, certo? Agora imagine um profissional que seja capaz de encontrar esses perfis aliando o conhecimento e o bom e velho feeling.
Pois bem, esse é o headhunter. Sua função é atrair e captar os profissionais ideais que a sua companhia precisa.
Diferença entre headhunter e recrutador
Frequentemente as pessoas confundem o headhunter com o recrutador, afinal, os dois são focados em contratar alguém.
Mas a grande diferença é que o primeiro é um consultor externo que ajuda as empresas na busca, seleção, contratação e também no processo de definição de perfil desejado pelo empregador, isto é, ele irá fazer uma busca ampla e profunda, podendo encontrar o profissional em empresas concorrentes, por exemplo.
Já o segundo atua no time de RH e como o próprio nome já diz é o responsável pelo recrutamento, no entanto, pode-se dizer que ele trabalha de forma mais passiva e sistemática, tanto que na maioria das vezes são os profissionais que chegam até ele por meio de abertura de processos seletivos.
Ou seja, em linhas gerais o headhunter é acionado quando a empresa precisa de um perfil muito especifico para alguma vaga.
Por que contratar um headhunter?
Como dissemos acima, o headhunter é contratado quando a empresa deseja um profissional especifico, isso acontece porque, normalmente, as companhias possuem uma certa urgência e precisam de alguém altamente qualificado.
Sendo assim, há uma certa dificuldade de encontrar essa pessoa no mercado de trabalho. Então, o headhunter busca por candidatos em vários meios, não apenas pelos mais comuns, como sites de emprego, por exemplo.
As responsabilidades desse profissional são:
- Ajudar a empresa no processo de definição do perfil desejado;
- Encontrar os candidatos adequados na descrição;
- Analisar as experiências profissionais e referências;
- Conhecer os candidatos pessoalmente, entrevistando-os para avaliar competências, alinhar expectativas, pretensão salarial e averiguar habilidades;
- Participar do processo de escolha do profissional e acompanhar os feedbacks entre empresa e candidato;
- Ser mediador entre empregador e profissional para que ambos consigam atender as próprias necessidades.
Quais são as características de um headhunter?
Assim como qualquer outro profissional, o headhunter também precisa de um conjunto de habilidades para conseguir exercer o oficio. Veja quais são essas competências:
Proatividade
A proatividade é uma característica muito importante, uma vez que, é o headhunter que irá sair na busca pelos talentos. Eles precisam ter essa iniciativa para encontrar os profissionais e também para prospectar novos clientes, neste caso, as empresas.
Deve ser analítico
Ser analítico é uma competência necessária porque o headhunter está numa posição de avaliação, ou seja, ele precisa dessa skill para conseguir identificar traços da personalidade e possíveis habilidades – que serão comprovadas em um momento de entrevista.
Boa comunicação
A comunicação é muito importante em qualquer área de atuação, mas quando se trata do headhunter, ela se torna fundamental. Pois, o profissional precisará se comunicar tanto com os perfis que ele busca quanto com a empresa para qual trabalha. E se comunicar bem significa ser claro e coerente para conseguir passar a mensagem certa.
Negociador
A negociação é uma ferramenta importante para o headhunter, porque ele lida diariamente com empresas e candidatos, e muitas vezes precisa fazer um meio de campo entre os dois para definir alguns detalhes, como a remuneração, por exemplo. Há também a necessidade de negociar com os profissionais, uma vez que ele, já pode estar empregado em outra empresa e precisa fazer essa transição.
Gostou do nosso artigo? Então, leia o nosso texto sobre onboarding e entenda como dar boas-vindas aos novos profissionais que chegam na sua companhia.