O que é headhunter e qual a importância desse profissional para as empresas?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Toda empresa deseja contratar os melhores talentos do mercado, certo? Agora imagine um profissional que seja capaz de encontrar esses perfis aliando o conhecimento e o bom e velho feeling. 

Pois bem, esse é o headhunter. Sua função é atrair e captar os profissionais ideais que a sua companhia precisa.

Diferença entre headhunter e recrutador

Frequentemente as pessoas confundem o headhunter com o recrutador, afinal, os dois são focados em contratar alguém. 

Mas a grande diferença é que o primeiro é um consultor externo que ajuda as empresas na busca, seleção, contratação e também no processo de definição de perfil desejado pelo empregador, isto é, ele irá fazer uma busca ampla e profunda, podendo encontrar o profissional em empresas concorrentes, por exemplo. 

Já o segundo atua no time de RH e como o próprio nome já diz é o responsável pelo recrutamento, no entanto, pode-se dizer que ele trabalha de forma mais passiva e sistemática, tanto que na maioria das vezes são os profissionais que chegam até ele por meio de abertura de processos seletivos. 

Ou seja, em linhas gerais o headhunter é acionado quando a empresa precisa de um perfil muito especifico para alguma vaga. 

Por que contratar um headhunter?

Como dissemos acima, o headhunter é contratado quando a empresa deseja um profissional especifico, isso acontece porque, normalmente, as companhias possuem uma certa urgência e precisam de alguém altamente qualificado. 

Sendo assim, há uma certa dificuldade de encontrar essa pessoa no mercado de trabalho. Então, o headhunter busca por candidatos em vários meios, não apenas pelos mais comuns, como sites de emprego, por exemplo. 

As responsabilidades desse profissional são:

Quais são as características de um headhunter?

Assim como qualquer outro profissional, o headhunter também precisa de um conjunto de habilidades para conseguir exercer o oficio. Veja quais são essas competências: 

Proatividade

A proatividade é uma característica muito importante, uma vez que, é o headhunter que irá sair na busca pelos talentos. Eles precisam ter essa iniciativa para encontrar os profissionais e também para prospectar novos clientes, neste caso, as empresas. 

Deve ser analítico

Ser analítico é uma competência necessária porque o headhunter está numa posição de avaliação, ou seja, ele precisa dessa skill para conseguir identificar traços da personalidade e possíveis habilidades – que serão comprovadas em um momento de entrevista. 

Boa comunicação

A comunicação é muito importante em qualquer área de atuação, mas quando se trata do headhunter, ela se torna fundamental. Pois, o profissional precisará se comunicar tanto com os perfis que ele busca quanto com a empresa para qual trabalha. E se comunicar bem significa ser claro e coerente para conseguir passar a mensagem certa.

Negociador

A negociação é uma ferramenta importante para o headhunter, porque ele lida diariamente com empresas e candidatos, e muitas vezes precisa fazer um meio de campo entre os dois para definir alguns detalhes, como a remuneração, por exemplo. Há também a necessidade de negociar com os profissionais, uma vez que ele, já pode estar empregado em outra empresa e precisa fazer essa transição. 

Gostou do nosso artigo? Então, leia o nosso texto sobre onboarding e entenda como dar boas-vindas aos novos profissionais que chegam na sua companhia. 

Lorem ipsum dr?

Vamos tomar um café e conversar mais, que tal?

LEIA TAMbém

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email